sábado, 28 de julho de 2012

Transplante de células-tronco pode ter curado dois homens com HIV



Um estudo divulgado em Washington nesta semana, durante a 19ª Conferência Internacional da Aids, afirma que dois homens com HIV não apresentaram sinais do vírus no período de oito e 17 meses, respectivamente, depois de receber transplantes de células-tronco devido a uma leucemia.
A pesquisa feita por Daniel Kuritzkes, professor de medicina do Hospital Brigham and Women, em Massachusetts, traz a possibilidade de que os dois homens estejam livres do HIV.
De acordo com os cientistas, as células-tronco transplantadas repovoaram o sistema imunológico dos pacientes e os traços de HIV foram perdidos. Após receberem a medula de doadores, foi mantido o tratamento com antirretrovirais. Isso permitiu que as células doadas não fossem infectadas e criou ainda defesas imunitárias.
Atualmente, de acordo com o estudo, não há traços de HIV no DNA, RNA ou ainda no sangue dos homens que serviram de cobaia. De acordo com a pesquisa, o próximo passo será determinar a existência de HIV nos tecidos.
Os dois casos são diferentes do famoso "paciente de Berlim", o americano Timothy Brown, que se considera curado do HIV e da leucemia após receber um transplante de médula óssea de um raro doador que possuía resistência natural ao HIV (sem receptor CCR5, que age como porta de entrada do vírus nas células).
Tratamento experimental
Brown, 47 anos, um ex- HIV positivo de Seattle, nos EUA, ficou famoso depois de passar por um novo tratamento de leucemia com células-tronco de um doador resistente ao HIV e desde então não apresenta traços do vírus.

Depois de 2007, Brown passou por dois transplantes de alto risco de medula óssea e seus testes continuam a indicar negativo para o HIV, impressionando os pesquisadores e oferecendo perspectivas promissoras sobre como a terapia genética pode levar à cura da doença.

"Eu sou a prova viva de que pode haver uma cura para a Aids", disse Brown em uma entrevista. "É maravilhoso estar curado do HIV". Brown parecia frágil quando se reuniu com jornalistas durante a XIX Conferência Internacional sobre a Aids, o maior encontro mundial sobre a pandemia, realizada durante esta semana na capital americana.

O transplante de medula óssea é delicado e um a cada cinco pacientes não sobrevive.
Mas Brown afirma que apenas sente dores de cabeça ocasionais. Também disse estar consciente de que sua condição gerou polêmica, mas negou as afirmações de alguns cientistas que acreditam que ele pode ter traços de HIV no corpo e que pode contaminar outros. "Sim, estou curado", declarou. "Sou HIV negativo".

Prazo de vida

Brown estudava em Berlim quando descobriu ser HIV positivo, em 1995. Na época, deram-lhe dois anos de vida. Contudo, um ano depois, apareceu no mercado a terapia antirretroviral combinada, que fez com que o HIV deixasse de ser uma sentença de morte e passasse a uma doença controlável por milhões de pessoas em todo o mundo.

Brown tolerou bem as drogas, mas com fadiga persistente visitou um médico em 2006 e foi diagnosticado com leucemia. Passou por quimioterapia, o que lhe causou uma pneumonia e uma infecção que quase o matou.

A leucemia voltou em 2007 e seu médico, Gero Heutter, cogitou um transplante de medula óssea com um doador que tinha uma mutação do receptor CCR5. Pessoas sem este receptor parecem ser resistentes ao HIV, porque não têm a porta através da qual o vírus entra nas células. Mas essas pessoas são raras: cerca de 1% da população do norte da Europa.

A nova técnica pode ser uma tentativa para curar o câncer e o HIV, ao mesmo tempo.

Brown foi submetido a um transplante de medula óssea com células-tronco de um doador com a mutação CCR5. Ao mesmo tempo, parou de tomar antirretrovirais. No fim do tratamento o HIV não foi mais identificado em Brown. Mas sua leucemia retornou, e por isso foi submetido a um segundo transplante de medula em 2008, utilizando as células do mesmo doador.

Brown afirmou que sua recuperação da segunda cirurgia foi mais complicada e o deixou com alguns problemas neurológicos, mas continua curado da leucemia e do VIH. Quando perguntam se acredita em um milagre, Brown hesita. "É difícil dizer. Depende de suas crenças religiosas, se você quer acreditar que foi a ciência médica ou que se trata uma intervenção divina", disse. "Eu diria que é um pouco dos dois".

*Com informações da France Presse

Fonte: G1

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Sistema de Comunicação Alternativa para Tablet


Sistema de Comunicação Alternativa para Tablet

Uma ótima notícia para quem tem pessoas com dificuldades especiais.

Vejam o belíssimo trabalho desenvolvido pelo amigo Carlos Pereira, pai da menina Clarinha, portadora de paralisia cerebral e a primeira brasileirinha que foi submetida ao tratamento com células-tronco na China.

Esse sistema desenvolvido por ele possibilitará a comunicação daqueles que não conseguem se expressar e passarão a ter uma melhor qualidade de vida e melhor...o Carlos está disponibilizando esse aparelho no mercado GRATUITAMENTE!

Assistam a reportagem:


Programa de computador ajuda pacientes com dificuldade de comunicação


PALESTRA
Sistema de Comunicação Alternativa para Tablet

O Livox® é indicado para as seguintes patologias:

Autismo
Esclerose Lateral Amiotrófica
Esclerose Múltipla
• Pacientes que fazem uso de Traqueostomia
Paralisia Cerebral
Sequelas de Derrame Cerebral (AVC ou AVE)
Quaisquer outras patologias que influenciem a fala.

Palestrante: Carlos Edmar Pereira – do Recife e criador do aplicativo.

Data: 30 de agosto de 2012
Hora: 8h30min às 11h30min (com intervalo)
Local: Complexo Cultural do CEI em Campo Bom (próximo a rodoviária)

Inscrições: até o dia 15/08 pelo telefone: 3598-1826 ou pelo
e-mail: apae-cb@sinos.net

Investimento: R$20,00 
Depósito bancário: Banco do Brasil Conta:3313-8 Agência 0755-2 enviar comprovante identificado por fax.

PÚBLICO ALVO: PAIS, CUIDADORES, PROFISSIONAIS DA SAÚDE E EDUCAÇÃO.

Links Relacionados:

Livox
Clarinha a menina sorriso
- REAMO BEIKE - TECNOLOGIA E INOVAÇÃO!