terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Reynaldo Gianecchini passou por um auto-transplante de células-tronco


Reynaldo Gianecchini em luta contra câncer linfomático 

Gianecchini receberá alta nos próximos dias, informa hospital


O ator Reynaldo Gianecchini, 40, receberá alta nos próximos dias do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde está internado para tratamento de um linfoma T. Gianecchini passou por um auto-transplante de células-tronco na última quinta-feira (12), como parte do tratamento contra o câncer. As informações são de boletim médico divulgado na tarde desta segunda-feira (23) pela equipe médica, coordenada pela dra. Yana Novis e pelo dr. Vanderson Rocha. 
Gianecchini "apresentou recuperação da função da medula óssea e passa bem. Deve receber alta nos próximos dias, mas manterá os controles médicos periódicos para acompanhamento", segundo o comunicado do hospital.
O ator foi diagnosticado com um linfoma não Hodgkin em agosto do ano passado. Desde então, vem sendo submetido a sessões regulares de quimioterapia.
Entenda o transplante
Um transplante autólogo não precisa de doador, uma vez que o paciente usa suas próprias células-tronco no procedimento. O material do ator foi coletado anteriormente, as células-tronco foram separadas e mantidas congeladas, para agora serem reinfundidas. Para se preparar para o transplante, o ator foi internado e recebeu quimioterapia.
Esse procedimento é necessário para matar todo o sistema imunológico do paciente - inclusive possíveis células cancerígenas que ainda existam. Assim, ele ficará pronto para receber as novas células. O transplante autólogo dura pouco mais de duas horas: o paciente recebe as células por meio de um cateter, como se recebesse uma transfusão de sangue. A expectativa é de que após 15 dias essas células passem a produzir novas células do sangue - é a fase crucial, chamada de "pega" da medula.
Fonte: A Crítica

Nenhum comentário:

Postar um comentário