sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

O milagre da ciência e da medicina vindo da Bahia de todos os santos


O milagre da ciência e da medicina vindo da Bahia de todos os santosPor: Sérgio Pires

Num 2011 tão cheio de tragédias, dramas, mortes, notícias ruins, dá para se pinçar alguma coisa boa? Claro que dá. Houve avanços no Brasil como país, pelo menos em algumas áreas. Muita gente melhorou um pouco, outros tantos se mantiveram, houve mais preocupação com os pobres e miseráveis. Crescemos como economia, tornando-nos a sexta mais forte do Planeta. Mas, a melhor notícia não veio daí. Veio do campo da ciência e da medicina. Veio lá da Bahia, terra de todos os santos, do sotaque diferente, de Caetano, Gil e Ivete Sangalo. Veio de um grupo de médicos especialistas que mostrou que milagres podem acontecer também na vida real. Eles fizeram o milagre. Tiraram da cadeira de rodas uma pessoa que há nove anos e meio vivia enclausurada nela e a fizeram andar. Graças a um transplante de célula-tronco (aquele mesmo método que idiotas fanáticos são contra, que religiões não aceitam e até países reacionários combatem), um policial militar, vítima de acidente de trânsito e que ficou paraplégico, deu seus primeiros passos. Ainda inseguros, ainda amparado, ainda de muletas. Mas andou e o milagre se fez. E até pedalando está.

“Antes eu tinha um tronco que estava vivo e pernas que não respondiam. Agora eu percebo que elas estão vivas, pertencem a mim e depende de mim para que elas acordem”. Essa foi a frase dita pelo paciente, cujo nome vem sendo mantido em sigilo, ao comemorar sua trêmula caminhada inicial, ponto de partida para muitas outras. Alguém aí quer notícia mais maravilhosa que essa? Da ciência e da medicina transformando a vida perdida das pessoas?

Se o absurdo fanatismo religioso, se crenças medievais não impedirem o crescimento das pesquisas, as células-tronco vão ser o caminho da redenção humana. E, nesse quesito, nosso Brasil – e especialmente os baianos – estão dando show de competência.

Fonte: Rondônia Dinâmica

Links Relacionados:



Um comentário:

  1. Fiquei paraplégica há seis meses sei que é pouco tempo,Mais os dias passam e daqui um tempo estarei fazendo anos, mas quando vi está reportagem fiquei muito feliz, minha esperança de voltar a andar é muito grande. Agora só aumentou mais ainda !!
    Não quero ficar muito tempo nessa cadeira e tenho certeza que um dia poderá ser eu fazendo este transplante de medula.

    ResponderExcluir