segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Células-tronco são "ajustadas" para transplante em paciente com câncer no sangue

Pesquisa da Universidade do Texas comprova que células estaminais podem ser reguladas para evitar rejeição imunológica

Foto: UT Southwestern Medical Center

Chengcheng Zhang (à dir.) e Junke Zheng, demonstram que em ratos as células tronco adultas do sangue podem ser reguladas para evitar rejeição de transplantes

Pesquisa desenvolvida no Southwestern Medical Center da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, pode trazer novas estratégias para transplantes de células-tronco em pacientes com câncer do sangue, como leucemia, linfoma e mieloma.

O estudo, publicado essa semana na Cell Stem Cell, mostrou pela primeira vez que células-tronco podem ser reguladas para superar uma resposta imunológica que leva à rejeição do transplante. A pesquisa também abre caminho para novos estudos de imunologia de células-tronco, de acordo com o professor assistente de fisiologia e biologia do desenvolvimento, Chengcheng "Alec" Zhang, da UT Southwestern e autor do estudo. "Suspeitamos que exista um mecanismo para regular inibidores imunológicos em diferentes tipos de células-tronco", disse.

Os pesquisadores desenvolveram uma cultura que apoiou com sucesso as células-tronco do sangue de humanos e de ratos. Com isso descobriram que elas expressam inibidores imunológicos na superfície, que as protegem do ataque do sistema imunológico. Usando o aumento do número de células-tronco, os cientistas foram capazes de superar a barreira de proteína que alerta o sistema imunológico sobre um corpo estranho e recolocaram células saudáveis nos roedores por meio de transplante.

"Revelamos que a expansão das células-tronco adultas do sangue a partir da cultura e o aumento na expressão da superfície celular de uma molécula imune são as chaves para que isso aconteça", disse Dr. Zhang. Leia a matéria original (em inglês) no site da University of Texas Southwestern Medical Center at Dallas.

Fonte: ISaúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário