quarta-feira, 27 de julho de 2011

Cientistas temem que pesquisas médicas criem macacos falantes

Será?! Macacos podem aprender habilidades humanas, alertam cientistas 

por Leandro Meireles

Sabe o filme 'Planeta dos Macacos', que conta a história de um mundo dominado pelos primatas? Se você acha que tudo aquilo não passa de ficção científica barata, deve ficar alerta ao comunicado da Academia de Ciências Médicas da Grã-Bretanha, que pediu ao governo britânico regras rígidas para pesquisas médicas envolvendo animais. Os cientistas da Academia temem que, com o avanço da ciência, os pesquisadores acabem criando macacos capazes de falar ou coordenar pensamentos como humanos. 

De acordo com o comunicado, a Academia de Ciências Médicas da Grã-Bretanha afirma não ser contra os experimentos com células-tronco em animais, mas ressalta que esses temas "precisam ser urgentemente regulados".

A preocupação maior dos cientistas é com os experimentos feitos em macacos de grande porte, o que é proibido na Grã-Bretanha mas liberado nos Estados Unidos. "Tememos que a introdução de células cerebrais humanas no cérebro de primatas faça com os que os primatas adquiram algumas das capacidades exclusivamente humanas, como a linguagem", afirma o professor Thomas Baldwin, membro da Academia de Ciências Médicas da Grã-Bretanha.

Logo de cara, essa notícia tem toda o jeito de ser uma propaganda viral para o lançamento do filme 'Planeta dos Macacos: A Origem', com estreia prevista para dezembro deste ano. Mas o alerta é sério, a Academia de Ciências Médicas da Grã-Bretanha é uma entidade conceituada e o trabalho dos pesquisadores foi divulgado na revista científica Nature, uma das mais conceitudas no mundo das Ciências.

'Planeta dos Macacos: A Origem'

O filme 'Planeta dos Macacos: A Origem' conta a história do que aconteceu na Terra antes dela ser dominada pelos macacos. No longa, pesquisadores descobrem uma fórmula que aumenta a capacidade de inteligência dos primatas. Após algumas reviravoltas, o macaco Caesar, primeiro símio a testar a droga, se volta contra os humanos e liberta os outros animais de sua espécie. Eles iniciam uma revolta que toma conta do planeta. 

Assista ao trailer abaixo:



Fonte: MTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário