sábado, 5 de fevereiro de 2011

Djair Júnior em busca da esperança

Família busca ajuda na China

A vida de Djair Júnior, 4 anos, foi difícil desde o nascimento. Ele contraiu uma bactéria no hospital com poucos dias de vida e como sequela ficou com paralisia cerebral. Para melhorar a qualidade de vida do filho,  os pais da criança, Rita de Cássia Ramos e Djair Ferreira, estão fazendo uma campanha para pagar  um tratamento com células-tronco na China. O casal espera a vez de Júnior numa fila com 15 milhões de pessoas e hoje corre contra o tempo para arrecadar a quantia necessária para o tratamento. O prazo termina no dia 15 de abril deste ano.

Os problemas de saúde de Júnior começaram antes do seu nascimento. Conforme Rita de Cássia Ramos, 40 anos, os médicos advertiram a família que a gravidez era de risco porque ela era hipertensa desde os 14 anos. A mãe afirma que a recomendação médica era que a família procurasse centros de saúde com maior capacidade de tratar a gestação, pois tanto a mãe como o bebê corriam risco de morrer.

A família decidiu sair do município de Guajará-Mirim onde reside e procurar assistência em um hospital de Porto Velho. Eles foram informados que havia apenas um médico especialista no assunto e que por estar comprometido em outros casos não poderia dar o acompanhamento necessário para a mãe e o bebê.
Eles então resolveram procurar um hospital em Pernambuco onde além de encontrar mais segurança, o casal poderia contar com o apoio da família que mora em Recife.  Júnior nasceu prematuro com apenas seis meses de gestação e passou 53 dias em coma na UTI. Rita relatou que o filho contraiu a bactéria após oito dias de nascido.

Sequelas

Para ela, o problema aconteceu por falha na vigilância sanitária e a bactéria foi passada para a criança através do manuseio das enfermeiras sem os procedimentos corretos de higiene. Segundo Rita, o filho nasceu saudável e teve que ficar no hospital para ganhar peso, pois nasceu com 1k890g. Mas, a trajetória do menino mudou durante esse período.
A família soube que Júnior tinha contraído a bactéria ainda em Pernambuco e os pais foram avisados que ele ficaria com sequelas. O que eles não sabiam era que tipo de sequelas o filho teria.   O diagnóstico de paralisia cerebral só foi dado quando Júnior estava com cerca de quatro meses e a família já se encontrava em Porto Velho.
Conforme o pai de Júnior, o engenheiro agrônomo Djair Ferreira, 44 anos, o filho não tem os movimentos motores e, portanto não consegue andar, falar e só se alimenta de comidas pastosas.  Rita contou que o filho também tem neuropatia auditiva que causa perda de audição.

Tratamento

A família pensava em cirurgia para tratar da deficiência auditiva, quando recebeu a notícia do médico de que em dados momentos Júnior podia escutar e decidiram ver como será a recuperação. Ao longo desses quatro anos convivendo com a debilitação do filho, os pais sempre buscaram alternativas para melhorar a qualidade de vida dele.
Júnior frequenta a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) de Recife e o Hospital Sarah Kubitschek em Brasília a cada quatro meses e faz fisioterapia em Guajará-Mirim. Uma rotina cansativa e com muitos gastos. Rita de Cássia disse que um dos sonhos dela é que tenha uma unidade da AACD em Rondônia e pede a sensibilização das autoridades políticas para tornar isso possível.
Os pais de Djair Júnior disseram que procuraram ajuda governamental para custos com o tratamento. Rita disse que no início teve o pedido negado, mas depois que acionou o Ministério Público Estadual (MPE) conseguiu ter acesso às passagens necessárias para as viagens até os locais de tratamento e uma ajuda de custo de R$ 15, a diária.
Geralmente, o tratamento demora de um a dois meses. Segundo Rita, a ajuda de custo não atende as necessidades. “Os gastos ao longo desses anos já extrapolaram tudo’’, afirma

Fonte: Diário da Amazonia



Contas para Depósito/Doação:

Favorecido: Djair Ferreira Ramos Teodósio Júnior

Banco do Brasil
Agência: 4004-5
C/Poupança: 12.716-7
Variação: 1

Bradesco
Agência:708-0
C/Poupança: 1000458-6

Banco da Amazonia
Ag: 027
C/Poupança: 007044-3

CONTATO:

Fones: (69) 3541-4982 ou (69) 8435-2209

E-mail: cassiateodosio@hotmail.com

Site: Júnior Rumo à Cura

Comunidade no Orkut: O Mundo Encantado de Júnior


Nenhum comentário:

Postar um comentário