quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Justiça americana vai lutar contra decisão desfavorável a pesquisas com células-tronco


Justiça americana vai lutar contra decisão desfavorável a pesquisas com células-tronco

O ministério da Justiça dos Estados Unidos informou nesta terça-feira (24), que apelará da decisão de um juiz federal de suspender as investigações sobre células-tronco embrionárias, financiadas com fundos federais.

A informação foi dada por Tracy Schmaler, porta-voz do ministério e se refere à decisão do juiz Royce Lamberth, que na última segunda-feira (23) suspendeu temporariamente o financiamento federal desse tipo de pesquisa com a explicação de que o procedimento envolve a destruição de embriões humanos.

- Pretendemos fazer a apelação (...) provavelmente esta semana."

Schmaler disse que o governo pedirá, ainda, que a aplicação da decisão esteja suspensa até que a corte de apelações se manifeste.

Durante um encontro com jornalistas em Martha's Vineyard, onde o presidente americano Barack Obama está de férias, Bill Burton, porta-voz da Casa Branca explicou ontem que "o presidente disse muito claramente que se trata de uma pesquisa muito importante, que permitirá salvar vidas". Burton acrescentou que o governo Obama continua estudando a decisão da justiça e considera todas as possibilidades.

Obama, suspendeu em março de 2009 uma proibição sobre o financiamento federal imposta pelo antecessor, George W. Bush, por razões morais e religiosas sobre as pesquisas científicas com células-tronco embrionárias.

A decisão do presidente de reverter a legislação do governo Bush foi saudada por muitos pesquisadores, para os quais o campo de pesquisa tem um grande potencial para tratar doenças graves como o Alzheimer, o mal de Parkinson e o diabetes.

Fonte: R7


Bloqueiam investigação com células-tronco embrionárias impulsionada pela Administração Obama


Bloqueiam investigação com células-tronco embrionárias impulsionada pela Administração Obama

.- Esta segunda-feira uma corte federal nos Estados Unidos decidiu bloquear uma emenda impulsionada pela administração do Presidente Obama com a qual se promovia a investigação com células-tronco embrionárias. Diversos grupos pró-vida nos EUA aplaudiram a medida.

O Instituto Nacional de Saúde (NHI; por suas siglas em inglês) emitiu o ano passado uma guia na qual se promovia o uso de recursos federais para estas investigações. Entretanto esta segunda-feira o juiz Royce Lamberth decidiu rechaçá-la explicando que esta política viola a lei federal.

Diversos grupos pró-vida expressaram seu beneplácito pela medida. Um deles, o Alliance Defense Fund, assinalou que "os americanos não podem estar obrigados a pagar por experiências científicas –proibidas por uma lei federal– que destroem a vida humana".

"A corte simplesmente está reconhecendo a existência de uma lei aprovada pelo Congresso que impede que os americanos paguem pela experimentação com embriões humanos", disse o conselheiro legal da ADF, Steven H. Aden. "A ninguém deve ser permitido decidir se uma vida é ou não é valiosa", acrescentou.

Por sua parte o presidente do Family Research Council, Tony Perkins, ressaltou que a decisão do juiz Lamberth "é um claro rechaço à tentativa da administração Obama de ignorar uma lei que claramente proíbe o financiamento da investigação que envolve a destruição de embriões humanos".

"Em vez de concentrar-se na investigação que destrói embriões, o governo deveria concentrar seus recursos nas células-tronco adultas que já estão melhorando a saúde e salvando a vida de pacientes com câncer, doenças do coração, diabetes, lesões à medula espinhal e muitas outras doenças", explicou.

Fonte: Acidigital

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Participem do Leilão do Violão autografado pelo Cantor Salgadinho

A partir das 00h de domingo (15/08/2010), os interessados em colaborar com essa causa nobre podem participar do leilão em prol da Campanha do Nathan.

O lance inicial do produto é de R$ 500,00 (quinhentos reais) e, a partir daí, os interessados poderão aumentar os lances em R$ 50 reais. O comprador será o autor do maior lance. O prazo final para o envio de lances é o dia 17/10/2010 (Domingo) ao meio-dia.

Os compradores ainda terão o direito de receber o violão do próprio Cantor.

Confiram no site do Nathan: Dê o seu lance:

Vejam o recado do Cantor Salgadinho, apresentado pela Nathalia Channoschi, irmã de Nathan Channoschi:




Conheçam a história do pequeno Nathan, de apenas 9 anos, portador de paralisia cerebral por problemas decorrentes ao parto e que está na luta para ir à China realizar o tratamento com células-tronco, na esperança de ter uma qualidade de vida melhor.

Site do Nathan: Amor Supera Deficiências

Células-Tronco, Eu Acredito!

Sandra Domingues
18/08/2010

Apoio:



segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Leucócito


Leucócito


Os leucócitos [De leuc(o)-, branco + -cito, célula; f.hist. 1873 leucocyto], também conhecidos por glóbulos brancos, são células produzidas na medula óssea e presentes no sangue, linfa, órgãos linfóides e vários tecidos conjuntivos. Um adulto normal possui entre 3.800 e 9.800 mil leucócitos por microlitro (milímetro cúbico) de sangue.

Os leucócitos (ou glóbulos brancos), têm a função de combater microorganismos causadores de doenças por meio de sua captura ou da produção de anticorpos. Por isso, o aumento de tamanho de gânglios, principalmente aqueles localizados logo abaixo da pele, revela a existência da uma infecção em ação, em alguma parte do corpo. Não são como as células normais do corpo. Na verdade agem como organismos vivos independentes e unicelulares capazes de se mover e capturar coisas por conta própria. As células comportam-se, de certo modo, como amebas em seus movimentos e são capazes de absorver outras células e bactérias. Algumas delas não podem se dividir e se reproduzir por conta própria, mas são produzidas pela medula óssea. Geralmente um indivíduo produz aproximadamente 100 milhões

Tipos de leucócitos

Os leucócitos dividem-se em três classes:

  • Os granulados constituem 50% a 60% de todos os leucócitos. Têm esse nome porque contêm grânulos com diferentes substâncias químicas, dependendo do tipo da célula. Dividem-se em três classes: neutrófilos, eosinófilos e basófilos.
  • Os linfatico ou agranulados constituem 30% a 40% de todos os leucócitos. Os linfócitos se dividem em dois subtipos principais: células B (as que amadurecem dentro da medula óssea) e as células T (aquelas que amadurecem no timo).
  • Os monócitos constituem até 7% de todos os leucócitos. Os monócitos se transformam em macrófagos.

Todas as células sanguíneas brancas começam na medula óssea como as células-tronco. As células-tronco são células genéricas que podem se transformar em diferentes tipos de leucócitos a medida que amadurecem. Por exemplo, podemos pegar um camundongo, irradiá-lo para injetar células-tronco na corrente sanguínea. As células-tronco se dividirão e se transformarão em todos os tipos diferentes de células sanguíneas brancas.

Um transplante de medula óssea é simples: injeta células-tronco de um doador dentro da corrente sanguínea. As células-tronco encontram seu caminho para dentro da medula e fazem dela seu lar.


sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Simpósio Células-Tronco

Simpósio Células-Tronco

O Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) promove nesta sexta-feira (13), das 8 às 13 horas, no Teatro da Faculdade, o Simpósio Células-Tronco: Potencialidades, Implicações Éticas e Perspectivas na Área da Saúde. O principal objetivo é discutir o futuro das pesquisas com células-tronco no País.

Participarão do evento o ministro José Antônio Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, e o jornalista Marcelo Leite, da Folha de S. Paulo, entre outros representantes de vários setores da sociedade, do clero e do Governo envolvidos com a questão.

Além de discutir aspectos jurídicos relacionados ao uso de células-tronco em experiências científicas, tanto em pesquisas básicas quanto em ensaios clínicos, o evento pretende esclarecer a sociedade qual será o real alcance dessas descobertas para a saúde da população e discutir quais os limites éticos desses experimentos, no momento em que vivemos.

O evento é destinado a profissionais de saúde, pesquisadores, estudantes de graduação, membros do Judiciário, representantes de agências financiadoras de pesquisas e de institutos de bioética, além de profissionais da imprensa que cobrem a área da saúde. As inscrições já foram encerradas.

A FMUSP fica na Av. Doutor Arnaldo, 455, Cerqueira César, São Paulo.

Fonte: Agência USP de notícias



A IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO DO SANGUE DE CORDÃO UMBILICAL

Especialista fala da importância da criopreservação para a cura de doenças

"Deve haver maior conscientização da sociedade, para não jogar no lixo o sangue do cordão umbilical, pois é rico em células-tronco e pode ser muito útil na qualidade de vida do paciente", explica especialista

Por Renée Staudinger (redacao@eshoje.com.br).

Assunto pouco conhecido e muito comentado, as células-tronco ainda geram polêmica entre cientistas, crenças religiosas e a população. Essas células são de diversos tipos e ajudam no tratamento de mais de 80 doenças de sangue, como a leucemia. Para maior esclarecimento de médicos e estudiosos, o Banco de Cordão Umbilical do Brasil (BUC) está promovendo palestras que vão abordar a importância da coleta e armazenamento das células-tronco.

O evento acontece nesta quinta-feira (12) e conta com a participação da presidente do Instituto de Pesquisa em Célula-Tronco (Ipctron) e pesquisadora do Banco Umbilical de Células Tronco em São Paulo, Lílian Piñero Eça.

Durante a "Aula Magna sobre Células-Tronco", ministrada pela pesquisadora, que é doutora em biologia molecular, será discutida a importância da preservação do cordão umbilical por ser responsável pela regeneração de vários órgãos do corpo humano. A criopreservação é uma técnica de preservação em baixas temperaturas e é utilizada para resguardar o cordão umbilical em uma temperatura de -196º.

"É muito importante levar informações, principalmente, à classe média sobre a criopreservação do sangue do cordão umbilical. Deve haver maior conscientização da sociedade, para não jogar no lixo o sangue do cordão umbilical, pois é rico em células-tronco e pode ser muito útil na qualidade de vida do paciente", afirma Lílian Piñero Eça.

Os tratamentos com células-tronco variam de R$3 mil a R$6.500 mil em hospitais particulares, mas fornecem mais de 60 tipos de tratamentos como câncer, Mal de Alzheimer e cardiopatias. Além disso, os transplantes podem ser realizados em hemocentros que têm convênios com entidades governamentais.

"O tratamento com células-tronco não deve ser visto como um tratamento custoso, pois além de ser essencial na recuperação do paciente, pode ser pago em 10 vezes e geralmente saí a 50 reais por mês. Além disso, a nossa cultura coloca a beleza em primeiro lugar e a saúde que é primordial, fica sempre em segundo plano. Um valor como esse, por mês, é usado com roupas e o tratamento feito com remédios acaba saíndo três vezes mais caros", comentou Eça.

As células-tronco embrionárias e as células-tronco adultas são obejto de discussão e desconhecimento entre a população e, até mesmo, os médicos. As células-tronco extraídas de tecidos adultos são realizadas através do cordão umbilical e da medula óssea, já as células embrionárias dão origem a apenas alguns tecidos do corpo e podem ser perigosas a saúde humana.

Outra polêmica é a lei de Biossegurança, que visa regulamentar as pesquisas com células-tronco e a produção e comercialização de organismos geneticamente modificados como, por exemplo, alimentos transgênicos, promove opiniões diferentes entre cientistas da área.

"Essa lei é política. Por trás dela, há interesses econômicos e políticos, pois a maior empresa de transgênicos do mundo (Monsanto), utiliza esse recurso para deixar os produtores dependentes de seus produtos. Além do mais, os alimentos transgênicos são altamente cancerigenos e, por isso, sou completamente contra a essa lei. Para que usar célula embrionária em humanos? Manipular embriões em busca de células-tronco é extremamente perigoso a saúde humana", explicou a doutora em biologia molecular.

Fonte: ESHOJE

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Fábio Grando na luta pela reabilitação

25 anos, nascido em Guaporé no Rio Grande do Sul, aonde morou até seus 11 anos, depois disso mudou junto com a família para Brasília, cidade na qual mora até hoje.

Na ocasião, estudante de jornalismo com muitos planos para o futuro, teve seus sonhos interrompidos no dia 18 de junho de 2006, quando ao saltar em uma piscina bateu com a cabeça no fundo dela e acabou fraturando a quinta vértebra da coluna (C5) e ficou tetraplégico.
Apesar do acidente e de suas limitações, com a ajuda de amigos Fábio retornou os estudos e em 2008 se formou em jornalismo. Clique aqui e conheça a história de Fábio Grando

Fábio pesquisou sobre o tratamento com células-tronco e apesar de acreditar no tratamento, devido o custo elevado optou pelo Project Walk e hoje (12/08/2010) conseguiu o visto para embarcar aos EUA e fazer o tratamento.

Veja o que Fábio Grando pensa a respeito do tratamento com células-tronco


Opa, acabei de voltar da Embaixada Americana, e desta vez com notícias boas. Graças a Deus, o meu visto e o da minha mãe foram aprovados. Agora só falta a aprovação de mais um, que será para a pessoa que irá me auxiliar durante o período em que eu estiver nos Estados Unidos. Esta última entrevista está agendada para o dia 1 de setembro, então, até lá, sigo na dependência da aprovação para definir as datas certas do meu embarque. Mas felizmente, hoje, mais um grande passo foi dado rumo a minha chance de tentar.

Seguindo no ritmo das boas notícias, volto a convidar a todos para participarem do show na próxima segunda-feira, dia 16, às 19h30 na Biblioteca Demonstrativa de Brasília, que fica na 506/507 sul. O evento "Quanto Vale o Show?" está sendo organizado pela Biblioteca em parceria com o
Movimento Maria Cláudia pela Paz Não serão cobrados ingressos, quem for ajudará com a quantia que achar justa pelo evento. Clique aqui para ver os artistas que se apresentarão.

É incrível como através da campanha conheci pessoas dispotas a ajudarem ao próximo, e o melhor, sem esperar nada em troca, fazem isso apenas pelo prazer de poder ajudar. Foi assim que conheci a
Sandra Domingues, que tem o blog Células-Tronco, uma Nova Esperança. É através dele que ela esclarece inúmeras dúvidas sobre o assunto, além de divulgar campanhas semelhantes a que estou fazendo. Vale a pena visitar e ajudar se possível. Mesmo sem a certeza de uma recuperação completa, vocês estarão ajudando na realização de sonhos.

Por enquanto é isso, volto a agradecer a colaboração e a torcida de todos.

Fábio Grando

Blog do Fábio: Bora Fabito

Torcemos por você Fábio, esperamos que o tratamento venha de encontro aos seus anseios e que num futuro breve, onde se Deus quiser o tratamento com células-tronco deixará de ser um tabu e estará acessível a todos, você possa também fazer uso e se beneficiar desse tratamento que está revolucionando o mundo e já apresenta resultados significativos.

Células- Tronco, Eu Acredito !

Sandra Domingues
12/08/2010




segunda-feira, 9 de agosto de 2010

DICAS PARA TRATAMENTO COM CÉLULAS-TRONCO NA CHINA


1 - REPRESENTANTE DA BEIKE BIOTECH NO BRASIL

Carlos Edmar Pereira
carlos@beikebiotech.com
Entre em contato com o representante para obter as informações oficiais.

2 - CUSTOS

Varia em função dos números de aplicações a serem indicadas pela Beike Biotech.
Fora o custo do tratamento há outros gastos, tais como: passaporte, visto, passagem, alimentação, produtos de limpeza/higiene...

Sugestão dos pais de Joaquim:
“Após ter o seu tratamento aprovado pela Beike, quando for fazer o pagamento da entrada (20%), é importante juntar a documentação para dar entrada em seu banco para autorização do envio de remessas ao exterior com bastante antecedência ao prazo determinado pela Beike. Existem prazos para autorização e mesmo assim, após esse prazo a remessa pode não ser aprovada, devendo-se recorrer a outro banco.”

3 - CONSULADO DA CHINA - VISTO


Documentos necessários para solicitar visto


Se não tiver o passaporte, informações aqui:


4 - PASSAGEM

Sugestão dos pais do Joaquim:
“Ao ter sua programação estabelecida pela clinica, antes de comprar a passagem, atentar ao fato que existem 3 tipos de aplicação: na medula, na veia e local Aplicações na medula exigem certos cuidados e podem apresentar efeitos indesejados leves tais como febre, dor de cabeça, náusea, irritabilidade, entre outros. Por isso é bom certificar-se de que, se a ultima aplicação for na medula, não comprar a passagem para o dia seguinte pois não é recomendável fazer uma viagem tão longa com qualquer desses efeitos.”

5 - ALIMENTAÇÂO DURANTE O VÔO

Veja o que diz a mãe de Kaká:
“Conversei com a Emirates (cia. aérea) pela qual voamos, para pedir uma alimentação especial para a Kaká, uma vez que ela não é uma criança que come sanduiches, lanchinhos etc... ela gosta de arroz com feijão! Carne, ovos, carne moída com cenoura, legumes refogados, peixinho... enfim... a Emirates nos ajudou e a kaká comeu direitinho... não houve problema.”

6 - COMUNICAÇÃO NA CHINA / ACOMPANHANTES DO PACIENTE

“A equipe médica fala inglês. Alguns falam melhor que outros. De qualquer forma, se você não fala inglês fluentemente, convide alguém que fale para viajar com você ou a comunicação será impossível. Mímicas tem limitações!” Carlos, pai da Clara.

“Sei de casos de famílias que querem vir sem intérprete e até de mães que querem vir sozinhas!!! E é necessário 2 pessoas pois tudo aqui é muito corrido, além de acompanhar as terapias, temos que cozinhar e fazer compras. E nos dias de aplicação as crianças não podem sair da cama. Portanto, duas pessoas são necessárias, uma falando inglês.” Flávia, mãe da Nathália

7 - ESTADIA

Informações dos pais de Joaquim:

“O hospital oferece quarto com cama de casal e uma cama de solteiro para o paciente.
No quarto tem geladeira, forno microondas, TV, DVD e toalhas que não são trocadas durante a permanência no hospital. Ou seja, devem ser tratadas como as roupas dos pacientes e acompanhantes.

Para lavar a roupa existem duas opções: lavanderia no supermercado que fica em frente ao Hospital de Qingdao e um serviço terceirizado que é prestado por duas mulheres que pegam as roupas nas terças, quintas e sábados.

Existe uma cozinha bem equipada a disposição de todos. Uma equipe de tradutores (de chinês para inglês) é posta a disposição dos pacientes e família, eles também cuidam de toda a estadia: facilitam troca de dinheiro, agendam motoristas para aqueles que desejam fazer alguns passeios, fazem pedido de comida nos restaurantes, etc.”

Yoko, que esteve em Shijiazhuang, disse:

“A maratona aqui é intensa, por isso foi muito bom ter vindo acompanhada de dois amigos. Digo isto, pois apesar das excelentes acomodações, os custos com alimentação, lavanderia, material de higiene é por nossa conta.
Compra de supermercado, preparo de alimentos também é de nossa responsabilidade. E fazemos tudo isso, no intervalo de tempo entre os exercícios. ”

8 - DINHEIRO / CARTÕES DE CRÉDITO:

Cartões de crédito são aceitos em supermercados e alguns restaurantes, disse os pais de Joaquim, que foi para Qingdao, no entanto, consta no blog da Kaka: “Em Shijiazhuang, os cartões de créditos NÃO SÃO ACEITOS. Porém, vc pode fazer saques no Banco da China, sem dificuldade ou trocar Dólares por Yuans.”.

9 - MEDICAÇÃO:

Levem a medicação do paciente, conforme sugere Ana, a mãe de Malu: “ Sugiro aos pais que virão tratar seus filhos aqui que tragam medicametos de uso e também para controle da febre.”

10 - PASSA TEMPO:

“Tragam seus DVD´s de música e filmes. Eles são uma ótima opção de passa tempo”, sugere os pais de Joaquim.

11 - IMPORTANTE:

11.1 - Não inicie a campanha para o tratamento com células-tronco antes do paciente ser aceito pela Beike Biotech para tratamento com células-tronco.

11.2 – Mantenha atualizados o blog/site e/ou a comunidade, para que as pessoas possam acompanhar a campanha, tratamento e após tratamento na China.

Por: Claudete Shinohara (Voluntária)

Claudete é uma pessoa maravilhosa, voluntária e tem nos ajudado em todas as campanhas, com a confecção de folders, com a divulgação pelo orkut e por e-mail e também contribui financeiramente, dentro do possível, todos os meses com as campanhas em andamento, efetuando os depósitos direto nas contas das crianças, conforme divulgado nos Blogs das mesmas.

A você Claudete, nosso agradecimento, carinho e admiração!

Obrigada por tudo que tem feito com amor, carinho e dedicação a todas as crianças e aos seus papais.
Tenho muito orgulho de fazer parte do seu rol de amigos e de tê-la conosco nessa caminhada.

Deus lhe abençoe.

Sandra Domingues
09/08/2010


domingo, 8 de agosto de 2010

Pais lutam por recuperação

* Para visualizar a reportagem, clique em cima da imagem.

SINARA ALVARES

REPORTAGEM LOCAL

Hoje é dia dos pais,mas o presente que o mecânico Edvitor Oliveira quer mesmo ganhar é a recuperação de seu filho Victor Oliveira, de quatro anos, que desde os dois meses de idade sofre de paralisia cerebral.

A esperança é uma clínica especializada em células tronco, localizada em uma província chinesa. Para conseguir o dinheiro necessário para o tratamento, Edvitor e sua esposa receberam da prefeitura um alvará para permanecer 30 dias na Praça Alencastro vendendo camisetas, rifas e recebendo colaborações.

ESPERANÇA

A família precisa de R$ 150 mil para o tratamento do pequeno. Desde o dia 18 de julho, quando a barraquinha foi montada na praça, a família já arrecadou cerca de R$ 10 mil. “Ainda não é suficiente, mas temos muitas esperanças”, contou o pai. A motivação para tentar esta opção de tratamento veio no ano passado, quando a mãe do garoto, Marilene Oliveira Santos, hoje com 22 anos, ficou sabendo de vários casos de crianças que fizeram tratamento no Hospital Chinês Beike Biotech, com excelentes resultados.

Segundo os pais, lá é o único local que hoje oferece tratamento de células-tronco umbilicais em pacientes portadores de paralisia cerebral. Marilene contou que Victor Nasceu prematuro, mas que por conta de uma infecção teve falta de oxigenação no cérebro. Com 2 meses, começou a fazer fisioterapia. Até que aos seis meses começaram as crises de pneumonia que foram resolvidas por procedimentocirúrgico. A mãe conta que com dois anos foi à Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), de Uberlândia-MG, onde teve pequenas melhoras.

“Mesmo assim ele está sempre feliz, sorrindo e brincando”. Hoje, Victor permanece tetraplégico, tem dificuldades motoras e na fala. A mãe disse que descobriu o novo tratamento na internet.
Conversou com o pai da primeira criança brasileira que fez este tratamento e disse ter ficado com esperanças. “Espero poder contar com a ajuda de todos vocês para que eu possa dar a meu filho mais essa chance”. O maior sonho da mãe que com 18 anos já se viu na responsabilidade de cuidar da criança doente, é bem claro: “Ver meu filho melhorar, nem que seja um pouquinho.Faço tudo pelo bem estar dele”, disse emocionada.

Reportagem Dia dos Pais



Comunidade no Orkut: Todos por um Sonho

Gabriel Rumo à China

Agradecimento pela campanha do Gabriel

Queridos amigos...gostaria muito de abraçar e beijar a cada um de vocês, mas infelizmente isso não será possível, porque a campanha do Gabriel se tornou tão grande, que não há mais tempo. Embarcamos amanhã, dia 09/08/2010 às 19:05. Por favor todos nesta hora façam pensamento positivo, façam suas orações para que tudo dê certo com o Gabriel.

Não tenho palavras para expressar minha gratidão por todos vocês. Eu não sonhava que um dia isso aconteceria comigo, mass o dia chegou, de poder lutar pela qualidade de vida daquele que tanto amo, meu anjo Gabriel, criança amada e que exala amor por onde passa. Conquistou corações de muitas famílias, que às vezes precisavam de um carinho, palavra amiga ou até daqueles que reclamavam demais sem motivo. Evangelizou muita gente que já não acreditava mais em nada e nós fomos e conseguimos mostrar que quando temos fé e acreditamos nos nossos sonhos, tudo é possível.

Deus esteve no comando o tempo todo, a nossa frente. Nós levantamos uma bandeira para outras crianças. O Gabriel é apenas mais um daqueles que tem esperança, mas que às vezes não tem forças para lutar. Nós tivemos e sempre teremos, enquanto Deus permitir.

Pelo meu filho vou até para à China. Quando ao Brasil nosso anjo voltar, ajudaremos outras crianças que precisarem de nossa força, é nossa obrigação. E se de vocês precisarmos sei que estarão aí.

Que Deus abençoe a todos vocês. Muito obrigada.

Feliz Dia dos Pais.

Um grande beijo.

Mandaremos notícias por e-mail ou pelo orkut, para que todos participem junto a nós de mais uma vitória.

Márcia Schanuel Bastos (mãe do Gabriel)

Blog do Gabriel: Anjo Gabriel

Comunidade no Orkut: Ajude mais um sorriso a brilhar

Yoko volta da China após tratamento com células-tronco

A jovem ficou tetraplégica após um acidente numa cama elástica, em julho de 2004, quando fraturou a coluna. O tratamento, feito ainda de forma experimental e orçado em R$ 100 mil, foi pago graças a uma campanha organizada no Recife por amigos da estudante.

Os médicos chineses afirmaram que Yoko tem grandes chances de alcançar melhorias significativas e que isso vai depender do pós-tratamento realizado no Recife. De imediato, ela já percebe melhora de sensibilidade em algumas aéreas do corpo e a aquisição de força muscular, que contribuem no controle de alguns movimentos que antes tinha dificuldade de realizar. Os médicos recomendaram a volta de Yoko à China para realizar mais aplicações de células-tronco adultas em seis meses.

Na China, o tratamento ocorreu sem intercorrências. Yoko teve apenas uma reação - uma forte dor de cabeça - considerada normal e contornada com a ajuda de medicamentos. Foram realizadas sete aplicações de células-tronco adultas, retiradas de cordões umbilicais.

Como o tratamento previa originalmente oito aplicaçções, o dinheiro economizado será utilizado na complementação do tratamento de Yoko no Recife. Nos próximos seis meses, será preciso intensificar o processo de reabilitação, com sessões de fisioterapia, hidroterapia, terapia ocupacional e equoterapia.


Perspectivas sobre Células-Tronco

1º Encontro sobre Pesquisas em Células-Tronco do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP)

O evento Perspectivas sobre Células-Tronco – 1º Encontro sobre Pesquisas em Células-Tronco do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP) será realizado entre 20 e 24 de setembro, em São Paulo.

O objetivo do encontro é reunir e favorecer a discussão científica e ética das perspectivas na pesquisa com células-tronco envolvendo pesquisadores nacionais e internacionais cujas pesquisas tenham contribuído de modo relevante para a área.

O evento será composto por palestras e mesas-redondas, além do lançamento do livro Perspectives Of Stem Cells: From Tools For Studying Mechanisms Of Neuronal Differentiation Towards Therapy, que tem como público-alvo estudantes de pós-graduação de diferentes instituições nacionais, bem como pesquisadores e profissionais atuantes na área.

Luiz Eugênio Mello, professor do Departamento de Fisiologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e responsável pela implantação do Instituto Tecnológico Vale, apresentará a palestra de abertura, sobre o temaComparative assessment of stem cell therapy in a rat model of amyotrophic lateral sclerosis.

Mais informações: www2.iq.usp.br

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Homenagem aos Papais Guerreiros e ao pequeno Anjo Lucas Henrique Babolim



Uma pequena homenagem a todos os papais guerreiros e ao pequeno anjo Lucas Henrique Babolim por 1 ano da sua passagem.

Lucas será eterno em nossos corações.

Feliz Dia Dos Pais a todos os Papais Guerreiros !

Neste Dia dos Pais dê um presente especial...faça uma doação para os pequenos que estão em campanha para irem à China realizar o tratamento com células-tronco.

O maior presente que esses papais podem querer é ver o sonho se tornar realidade...poderem ir em busca da esperança da cura para os seus filhos.

Entre nos Blogs, conheça a história de cada um deles e saiba como ajudá-los.

Entre em contato com os pais das crianças, se puder visite-os, abraçe-os e mais ABRACE essa causa! Deposite qualquer valor nas contas das crianças, mencionadas nos Blogs e saiba que qualquer quantia é bem vinda.

Para nós R$ 1,00 pode não significar tanto, mas para eles pode fazer a diferença.

Abra o seu coração e entre nessa corrente de solidariedade.
Presenteie os papais guerreiros fazendo uma doação para os seus amados filhos.

Apoio: Movimento Gabriela Sou da Paz

Sandra Domingues
05/08/2010

Estudo pioneiro com células-tronco

Pesquisadores baianos fazem estudo pioneiro com células-tronco

Podem ser voluntárias pessoas que sofreram a lesão há seis meses, estejam paraplégicas e possam residir pelo menos seis meses em Salvador.

O neurocirurgião Marcus Vinícius faz parte do grupo de pesquisadores baianos que vão realizar o estudo pioneiro com células-tronco para o tratamento de pessoas com lesões na coluna e que estão paraplégicas.

Em resumo, o tratamento consiste em retirar células do próprio paciente, que depois de cultivadas são injetadas nos locais da lesão trazendo resultados positivos.

Podem ser voluntárias as pessoas que sofreram a lesão há seis meses, estejam paraplégicas e possam residir pelo menos seis meses em Salvador para realizar a fisioterapia após a cirurgia.

Os pacientes que se enquadrem neste perfil, devem enviar seus dados para o e-mail:marcus.vinicius@hospitalespanhol.com.br

Testes em Humanos com células-tronco

Testes em Humanos com células-tronco

Células-tronco embrionárias são consideradas as mais versáteis de todas, obtidas de embriões com poucos dias de vida --elas podem se transformar em qualquer tipo de célula no corpo.

A companhia de Menlo Park, Califórnia, inicialmente lançou sua experiência, que teria o potencial de curar lesões na medula espinhal, no início de 2009. Mas ele foi paralisado sete meses depois, quando preocupações sobre a segurança foram levantadas por conta de um teste utilizando camundongos. De acordo com a Geron, os animais haviam desenvolvido cistos espinhais.

A Geron diz agora que encontrou uma nova forma de testar sua terapia e que não viu cistos em um estudo separado com animais --diferente do que impulsionou a paralisação da FDA no ano passado.

PACIENTES

A Geron pode começar a recrutar pacientes com lesões na medula espinhal em cerca de um mês, disse Thomas Okama, presidente da empresa, à Bloomberg. Entre oito e dez pacientes devem ser inscritos para o experimento, em diferentes locais do país.

De acordo com o divulgado, a Geron espera começar os testes em humanos com sua terapia, chamada GRNOPC1, até o fim do ano. Os testes devem durar cerca de dois anos, e cada paciente deve ser estudado por um ano.

Esses testes clínicos preliminares são focados na segurança da terapia, mas a Geron também espera medir sua eficácia com isso. Um teste bem sucedido conduziria a estudos maiores e mais longos, com foco na eficácia da tratamento. De todo modo, a empresa diz que planeja continuar a monitorar pacientes por mais 15 anos, por segurança.

O anúncio fez as ações da empresa --que ajudou a financiar o isolamento das primeiras células-tronco embrionárias da Universidade de Wisconsin, nos anos 90-- subirem 17%.

PARALISIA

O tratamento utiliza células chamadas oligodendrocyte progenitoras. Elas se transformam em oligodendrocytes, tipo de célula que produz mielina, capa que permite aos impulsos se moverem pelos nervos.

Quando estas células são perdidas por lesões, pode haver paralisia. Se o tratamento GRNOPC1 funcionar, as células progenitoras vão produzir novos oligodendrocytes na área afetada da espinha do paciente, potencialmente permitindo movimentos novamente.

A terapia será injetada na espinha do paciente entre uma e duas semanas depois de os pacientes terem sofrido lesão, entre a terceira e décima vértebras torácicas. Essa região fica aproximadamente na região das costas entre a parte média e superior.

Testes posteriores incluiriam pacientes com lesões espinhais menos severas e danos para outras partes da espinha.

ACOMPANHADA

A Geron não é a única companhia que espera começar experimentos com células-tronco em breve. A empresa Advanced Cell Technology Inc também busca a liberação da FDA para uma terapia que utiliza células-tronco embrionárias chamada epitélio de pigmento de retina (RPE).

Esta terapia busca tratar a doença de Stargart, uma condição herdada que afeta crianças e pode levar à cegueira na vida adulta.

A Advanced Cell Technology pediu autorização à FDA em novembro. Depois que a agência pediu informações adicionais, a empresa as submeteu semana passada. Agora a companhia espera nova resposta da FDA dentro de 30 dias.

POLÊMICA

A liberação de pesquisas com células-tronco embrionárias de humanos para experimentos científicos nos EUA foi feita na gestão do presidente Barack Obama.

Isso foi sempre algo limitado e restrito pelo antecessor George W. Bush, cujo impedimento se sustentou sempre sob o argumento moral. Na era Bush, a verba federal para cientistas era limitada para determinadas linhas de pesquisa.

Apesar da liberação, especialistas destacam o temor de que esta terapia não tenha sido testada o suficiente em animais e possa causar danos aos pacientes.

Por outro lado, muitos cientistas acreditam que as células-tronco embrionárias vão permitir conhecimento fundamental nas causas de muitas doenças e que poderão ser usadas para curar diabetes, mal de Parkinson, paralisias e outras enfermidades.

Fonte: www.cbtc-hsr.org

Vaticano reprova testes com células tronco retiradas de embriões

O Vaticano qualificou neste sábado (31) de "inaceitável" a autorização dada pelos Estados Unidos para a realização de testes clínicos em seres humanos utilizando células-tronco embrionárias.

"Apesar dos esforços feitos para negá-lo, a ciência segue afirmando que o embrião é um ser humano por nascer", disse monsenhor Elio Sgreccia, presidente emérito da Academia Pontifícia para a Vida (instituição da cúria romana), à Rádio Vaticano.

Os embriões são "sacrificados para se extrair as células-tronco e tudo isto, do ponto de vista ético, só pode receber um julgamento negativo".

A empresa americana Geron anunciou na sexta-feira ter recebido autorização da Food and Drug Administration (FDA, agência federal de medicamentos) para realizar os primeiros testes clínicos em seres humanos de uma terapia baseada em células-tronco embrionárias.

A Igreja católica rejeita a utilização de células-tronco retirada de embriões humanos, mas aceita as pesquisas com células obtidas a partir do cordão umbilical, intestino ou retina.

Os pesquisadores utilizam embriões congelados para fins reprodutivos para obter as células-tronco.

Fonte: Portal do Beiru






Tratamento com Células-Tronco na China

O tratamento com células-tronco que está sendo realizado na China com as crianças em campanha é feito através de Células-Tronco retiradas de Cordão Umbilical e não Células-Tronco Embrionárias.

Sandra Domingues
04/08/2010

Métodos de Tratamento na China
Injeção Intravenosa (IV)

O método de aplicação por via intravenosa (IV) é um processo muito simples e já deve ser familiar para a maioria dos pacientes. Uma linha de tubulação com uma ponta de cateter rosca sobre uma agulha é colocada na veia do paciente. Uma vez que a colocação correta é obtida, a parte de agulha é removida e o cateter plástico flexível é deixado no local na veia com a tubulação em anexo. A solução de
células-tronco misturado com o soro do sangue do cordão será administrada por meio IV (depois da avaliação pela equipe médica local, pode ser aplicado dexametasona antecipadamente para evitar possíveis reações alérgicas). Normalmente não é necessária a sedação para este procedimento. Todo o processo de injeção IV leva menos de 45 minutos para ser concluído.

Punção Lombar

A punção lombar (PL) é um procedimento usado para acessar o líquor do cérebro e da medula espinhal e ajuda a fornecer as células-tronco diretamente no líquido cérebro-espinhal, ultrapassando a barreira sangue-cérebro. Nossos médicos determinaram que este é o método menos invasivo para a entrega de células-tronco diretamente no sistema nervoso central. O Líquido Cefalorraquidiano (LCR) é usado pelo organismo para fornecer a proteção para o cérebro e medula espinhal, limitando a possibilidade de prejuízo para essas áreas. O organismo produz constantemente LCR e, portanto, qualquer fluido retirado é naturalmente substituído dentro de algumas horas.



Injeções Locais

As injeções locais podem ser utilizados para tratar uma variedade de condições. Estes incluem lesões da medula espinhal, neuropatia periférica, pé diabético, e distrofia muscular. Para injeções locais de células-tronco da medula óssea ou de células-tronco do cordão umbilical são implantados por múltiplas injeções diretamente e em torno do local da lesão.

Injeção Intravascular Intervencionista

A injeção intravenosa de intervenção pode ser aplicado para tratar algumas doenças cerebrovasculares e cardiovasculares, bem como doenças vasculares periféricas, tais como acidente vascular cerebral, doenças isquêmicas do coração, e necrose da cabeça femoral. As células-tronco serão transplantadas diretamente nas áreas danificadas.