domingo, 8 de agosto de 2010

Yoko volta da China após tratamento com células-tronco

A jovem ficou tetraplégica após um acidente numa cama elástica, em julho de 2004, quando fraturou a coluna. O tratamento, feito ainda de forma experimental e orçado em R$ 100 mil, foi pago graças a uma campanha organizada no Recife por amigos da estudante.

Os médicos chineses afirmaram que Yoko tem grandes chances de alcançar melhorias significativas e que isso vai depender do pós-tratamento realizado no Recife. De imediato, ela já percebe melhora de sensibilidade em algumas aéreas do corpo e a aquisição de força muscular, que contribuem no controle de alguns movimentos que antes tinha dificuldade de realizar. Os médicos recomendaram a volta de Yoko à China para realizar mais aplicações de células-tronco adultas em seis meses.

Na China, o tratamento ocorreu sem intercorrências. Yoko teve apenas uma reação - uma forte dor de cabeça - considerada normal e contornada com a ajuda de medicamentos. Foram realizadas sete aplicações de células-tronco adultas, retiradas de cordões umbilicais.

Como o tratamento previa originalmente oito aplicaçções, o dinheiro economizado será utilizado na complementação do tratamento de Yoko no Recife. Nos próximos seis meses, será preciso intensificar o processo de reabilitação, com sessões de fisioterapia, hidroterapia, terapia ocupacional e equoterapia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário